FAQ

Perguntas mais frequentes dos nossos clientes:

O Compartilhamento de Headend MULTTV é a solução para os Provedores de Internet que desejam ampliar seu portifólio de serviços, oferecendo TV por Assinatura em suas áreas de atuação sem a necessidade de grandes investimentos, minimizando o custo de operação (hoje estimados na casa de alguns milhões) e sem o grande custo de manutenção recorrente para a manutenção desta infraestrutura.

Para transmitir os canais de TV por Assinatura dentro da rede do Provedor, dado o tipo de protocolo utilizado (Multicast), bem como a necessidade de priorização deste tipo de protocolo, a fibra óptica é utilizada como meio de transmissão por ser mais robusta e apta a receber mais camadas de produtos, além da banda larga e/ou telefonia, produtos que muitos Provedores já comercializam em suas Operações.

Por acordos, a MULTTV entrega ao Provedor Regional cerca de 55 canais fechados das principais programadoras, tais como: Band News, Cartoon Network, CNN Brasil, Discovery, Disney Channel, ESPN, FOX Sports, Home & Health, MTV, Nickelodeon, Paramount Channel, TNT, entre outros. Estes conteúdos são transmitidos com tecnologia Banda C, planejada  através do Satélite SES-6, pertencente à SES – maior empresa de satélite estacionado do mundo.

Seguindo a legislação, o Provedor Regional também deve oferecer aos clientes os canais regionais, abertos e obrigatórios, captados através de antenas parabólicas implementadas na Operação do Provedor.

Através da MULTTV o Provedor Regional se torna uma Operadora Regional – o “Dono da TV” – e passa a ser o responsável pela contratação dos canais de TV por Assinatura diretamente das Programadoras.

Para facilitar esse processo, aconselhamos os serviços da Associação NEO, responsável por intermediar a relação entre as Programadoras e os Operadores de TV por Assinatura, com definição e elaboração do line-up (grade de canais), análises contratuais, entre outros detalhes.

Os canais obrigatórios e de cota podem ser consultados na resolução 581 no Capítulo II.

Alguns destes canais a MULTTV entregará junto com canais de TV por Assinatura, facilitando e gerando economia para sua estrutura local.

O assinante final SEMPRE é do Provedor Regional, bem como a responsabilidade perante aos Órgãos de Controle e Regulamentação do Governo. Sendo assim, a gestão de clientes, cobranças, instalações, notas fiscais e outros serviços locais são responsabilidades do Provedor.

Segundo a Lei 12.485/11, o Provedor deve obter a Licença SeAC junto à Anatel, como também se cadastrar na ANCINE (Agência Nacional do Cinema) por se tratar de distribuição de imagens brasileiras dos canais.

Disponibilizamos algumas marcas de Set Top Box homologados e testados pela engenharia de operação da MULTTV. Caso o provedor tenha algum fornecedor, este poderá fazer a indicação à MULTTV para que o mesmo seja homologado e testado a fim de obter as certificações dos sistemas de criptografia (DRM/CAS) e Middleware.